Menu

SANTA SARA KALI – Padroeira dos Ciganos

SANTA SARA KALI – Padroeira dos Ciganos

Santa Sara, Santa Sara… O seu nome, tal como o de Sara no Antigo Testamento, pode ser um nome hebraico que indica uma mulher de alta sociedade, que algumas vezes é traduzido como “princesa” e outras “senhora”. Já o epíteto Kali deve significar “negra”, da língua indiana sânscrito, por sua tez ser escura. Seu culto se liga ao das Virgens Negras.

As lendas a identificam como a serva de uma das três mulheres de nome Maria que estavam presentes à crucificação de Jesus.E algumas lendas dizem que ela era filha de Jesus e Maria madalena.

Algumas falam que ela seria serva e parteira auxiliar de Maria, e que Jesus, por esta tê-lo trazido ao mundo, teria uma alta estima por ela. Outras, que era serva de Maria Madalena. Seu centro de culto é a cidade de Saintes-Maries-de-la-Mer, na França, onde ela teria chegado junto com Maria Jacobina, irmã de Maria, mãe de Jesus, Maria Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João, Maria Madalena, Marta, Lázaro e Maxíminio. Eles teriam sido jogados no mar em um barco sem remos nem provisões, e Sara teria rezado e prometido que se chegassem a salvo em algum lugar ela passaria o resto de seus dias com a cabeça coberta por um lenço. Eles depois disso chegaram a Saintes-Maries, onde algumas lendas dizem, foram amparadas por um grupo de ciganos.

Santa Sara Kali

A imagem de Santa Sara fica na cripta da igreja de Saint Michel, onde estariam depositados seus ossos.

Fontes variam: se sua canonização consta de 1712, ou se é uma santa regional. Sua festa é celebrada nos dias 24 e 25 de maio, reunindo ciganos de todo o mundo.

Sua imagem é coberta de lenços, sendo ela uma protetora da maternidade. Mulheres (romi) que não conseguem engravidar e mulheres que pedem por um bom parto, ao terem seus pedidos atendidos, depositam aos seus pés um lenço (diklô). Centenas de lenços se acumulam aos seus pés.

As pessoas fazem todo tipo de pedido para Santa Sara, por sua fama de atender todos os que depositam verdadeira fé nela. Santa Sara é a santa dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados.

Oração e Ritual para Santa Sara Kali

Santa Sara, pelas forças das águas.

Santa Sara, pelos seus mistérios.

Tu possas sempre estar ao meu lado.

Eu, devoto (a) dos filhos do Vento, das Estrelas e da Lua Cheia, peço que a senhora me proteja e me cubra de bênçãos.

Que pelas fitas do Povo Cigano, a Estrela de Cinco Pontas, os Incensos, pelo meu altar e os Ciganos de Proteção eu possa ter sabedoria e amor para ajudar a toda criatura que vier a mim em busca de auxílio.

Santa Sara, eu vos peço que meus inimigos nunca me enxerguem, como sempre fostes para eles uma noite escura, sem estrela e sem luar.

Santa Sara me abençoe e acompanhe todos os meus amigos e que sempre todos que baterem em minha porta eu tenha sempre uma palavra de amor e carinho para dar.

Que eu nunca seja orgulhoso (a) e que sempre continue a mesma pessoa sincera, bondosa que sempre fui, sou e tenho certeza que serei!

Que a calma, o amor e a prosperidade me guiem nessa vida!

Assim Seja!

Ritual de Santa Sara:

Acender uma vela azul clara e 1 incenso (Rosa Vermelha, Cravo ou Canela) e oferecer  a Santa Sara Kali e ao povo cigano.

Quero ser cigano, o que devo fazer?

Não se torna cigano, nasce-se cigano, assim como se nasce pertencente a qualquer outra etnia. O que pode acontecer é um interesse pela cultura e misticismo desse povo que tanto tem a nos ensinar através de sua fé, perseverança, rituais e histórias cheias de encantamento.

Indico um livro “Magia de um Povo Cigano” de Melissa Gimenes – Ed Madras – que além de contar um pouco da história da tradição Cigana , esclarece muitos pontos relacionados a vidas passadas, destino, karma, entre outros.

Outra dica que dou é montar um altar básico com alguns elementos da cultura cigana para proteção. Ele pode contar uma imagem de Santa Sara, ou imagem de um cigano/cigana que você encontre e aprecie, e alguns símbolos, tais como:

Ferradura: representação da sorte e energia.
Estrela de 5 pontas: Proteção e evolução. Conhecida como pentagrama, ela representa domínio dos 5 sentidos.
Castiçal: Para acender as velas e trazer a luz que guia.
Chave: Representa soluções e abertura de caminhos.

Conhecimento é algo constante, se você admira a cultura cigana, ou qualquer outra, algo ela tem a lhe dizer. Por isso: leia, pratique, experimente. Esse é o melhor caminho.

Tags:, ,
0 Comments Leave a reply

    Leave a comment

    Your comment(click button to send)

    Share

    This is a unique website which will require a more modern browser to work!

    Please upgrade today!